sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Repasse para transporte universitário está com atraso em Itapajé-CE


De acordo com a Secretaria de Educação de Itapajé, Célia Maria Bernardo, em entrevista à rádio Atitude FM nesta sexta-feira (25/10/2013), o município de Itapajé está sofrendo para arcar com seus compromissos no tocante as dívidas do transporte universitário e pediu compreensão da classe universitária, pois a mesma está em busca de soluções para tais problemas, além de pedir apoio às famílias desses estudantes, a mesma desmentiu informações de que os universitários não estavam conseguindo contato com a mesma. 
Segundo a direção da UNITA (União dos Universitários de Itapajé), houve um mal entendido por parte da secretaria, pois em nenhum momento foi citado o nome da mesma em nenhuma postagem no facebook por parte da direção, a diretoria informa que na quarta (23/10) um dos integrantes da direção encontrou a secretaria de educação de portas fechadas devido ao novo horário de funcionamento da mesma e que na quinta (24/10) foi tentado contato com a Sra Penha (responsável pelos transportes), mas a mesma estava com celular desligado.
A direção ainda afirma que foram gastos mais de 400 reais do caixa da UNITA para custear o abastecimento de um dos ônibus que se deslocam à Sobral diariamente. Uma polêmica envolvendo esse custeio por parte da UNITA foi gerado nas redes sociais hoje (25/10). Segundo uma aluna que utiliza o transporte no período da manhã, a instituição está beneficiando apenas o período da tarde e que isso não deveria acontecer. A diretoria da UNITA nos informou que semanalmente é recebida uma contribuição no valor de R$ 1,00 por parte dos Universitários para que a UNITA tenha dinheiro em caixa para suprir necessidades internas e arcar com tais imprevistos, ainda segundo a direção da UNITA e também informações de outros universitários, no período da manhã uma pessoa falou em nome da Prefeitura de Itapajé que os alunos não deveriam pagar a contribuição porque quem mantém os ônibus é a gestão municipal e não a UNITA, fazendo assim que os universitários do turno não contribuíssem e que por isso a UNITA não cedeu dinheiro para que se colocasse combustível no período matutino.
Diante desta situação a UNITA está convocando todos os universitários dos períodos da manhã e da tarde para uma reunião extraordinária hoje (25/10) a partir das 16:30 hrs na praça da Igreja Matriz de Itapajé.

O Jornalista Mardem Lopes em seu blog afirma o seguinte: "É certo que a diminuição dos recursos federais para as prefeituras têm afetado todos os municípios brasileiros. E o que fazer quando os recursos diminuem? O jeito é eleger prioridades. Muito embora o custeio do transporte universitário não seja uma obrigação legal dos municípios, é no mínimo uma obrigação moral. Um gestor que pretender ver seu município na vanguarda do desenvolvimento não pode se apegar apenas à “letra fria” da lei para se eximir desta responsabilidade. O ensino superior é uma condição sine qua non para o desenvolvimento de um país. Ademais os trabalhadores que têm apenas o ensino médio estão cada vez mais sendo relegados aos subempregos. Será que não há possibilidade de conter despesas em outras áreas menos importantes, como economizar na confecção de centenas de camisetas a cada evento da gestão municipal? Quem sabe reduzir os gatos com assessoria externa? É muito curioso que nos palanques o grupo vencedor das eleições do ano passado tenha prometido TODO O APOIO NECESSÁRIO aos universitários de Itapajé. O que se vê agora é a adoção do velho discurso “NÃO TEMOS OBRIGAÇÃO”"

Nenhum comentário:

Postar um comentário