quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dimas Filgueiras deixa comando do Ceará

Dimas Filgueiras, técnico do Ceará (Foto: Divulgçaão/Cearasc.com)

O treinador Dimas Filgueiras entregou o comando do Ceará na manhã desta quinta-feira, um dia depois de o time alvinegro derrotar o Itapipoca por 3 a 0, no estádio Presidente Vargas, pela nona rodada do Campeonato Cearense. Segundo o técnico, que em janeiro chegou a completar 500 jogos à frente do Vozão e estava próximo ao 40º ano no clube, os motivos seriam de ordem pessoal. Porém, Dimas deve retormar suas atividades junto às categorias de base do clube cearense ao lado de Edmundo Silveira. Paulo Cesar Gusmão, que comandou o Ceará em 2009, no acesso à Série A, é um dos mais cotados para assumir os profissionais.

Apelidado de 'Soldado Alvinegro' por sempre assumir o clube quando este se encontra em crise, Dimas foi chamado para ser novamente técnico do Vozão em outubro do ano passado, após demissão de Estevam Soares. Passou pela mesma missão em setembro de 2010, quando o Ceará enfrentava outra crise no Brasileirão, após a demissão de Mário Sérgio. O treinador livrou o time do rebaixamento, seguiu no comando da equipe até 2 de abril de 2011 e se despediu na partida contra o Crato, no Campeonato Cearense, passando o comando para Vágner Mancini, que levou o clube ao título do Estadual de 2011. Antes, Dimas já assumira interinamente em 1994, 96 e 2007.

Apesar de conquistar a marca histórica de 500 jogos, Dimas Filgueiras não recheou muito a prateleira de trófeus do Ceará. Dos 40 anos no clube, sendo quatro como jogador profissional, foram apenas dois títulos conquistados para a torcida alvinegra.

O primeiro título veio com a vitória em cima do Ferroviário, em agosto de 1996, que deu ao clube o Campeonato Cearense. Em agosto de 2002, o segundo título do Estadual de Dimas veio em um Clássico-Rei. Naquela ocasião, o time alvinegro jogou pelo empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário